RESUMO
Código: 145
Tema: Empreendedorismo Corporativo: Inovação de Produtos e Processos e Busca de Novos Negócios em Empresas Consolidadas

 

Abrir
Arquivo

 
A Prática do Empreendedorismo Corporativo Como Estímulo Para A Inovação em Micro e Pequenas Empresas
 

O empreendedorismo corporativo é uma prática que tem sido adotada pelas empresas para inovação, que consiste no incentivo às ideias dos colaboradores para melhoria da capacidade competitiva da empresa por meio da inovação em novos produtos, processos e serviços e a criação de novos negócios e posturas competitivas (ANTONCIC; HISRICH, 2001). No Brasil, as micro e pequenas empresas podem receber suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas (SEBRAE) para inovar.

quais são as práticas de empreendedorismo corporativo adotadas pelas micro e pequenas empresas para estimular a inovação? O objetivo do estudo é identificar as práticas de empreendedorismo corporativo adotadas pelas micro e pequenas empresas no estímulo à inovação.

O empreendedorismo corporativo não apenas estimula a inovação nas empresas, mas também traz como uma das principais consequências a melhoria no desempenho da empresa (ANTONCIC; HISRICH, 2001). Espera-se das empresas com ações de empreendedorismo corporativo níveis mais elevados de crescimento e rentabilidade em relação às outras organizações (ANTONCIC; HISRICH, 2001). As micro e pequenas empresas se destacam no processo de inovação (GARCIA, 2007).

Pesquisa quantitativa e qualitativa. Amostra de 35 empresas do comércio varejista. Dados coletados em 2014 e preenchidos eletronicamente no Sistema Ali (Sistema fornecido pelo SEBRAE para as atividades inerentes ao Programa ALI). Dados tabulados em planilha Excel e apresentados por meio de gráficos e tabelas para realização da análise. Análise em três etapas: Identificação do setor e ramos de atuação das empresas; Mensuração da inovação; Identificação das práticas de empreendedorismo corporativo

A média do grau de inovação global das empresas é de 2,7, sugerindo oportunidades de melhoria. Na dimensão Ambiência Inovadora a média foi de 2,2. A análise do item referente à coleta de ideias, demonstrou que 91% das empresas analisadas possuem um sistema informal de recolhimento de sugestões dos colaboradores,logo, a existência de uma das práticas para o empreendedorismo corporativo.