RESUMO
Código: 149
Tema: Abordagens Relacionais às Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Valor Intrínseco e Visão Instrumental: A Evolução do Debate Na Teoria dos Stakeholders
 

A teoria dos stakeholders, desde sua concepção, vem se desenvolvendo por meio de distintas interpretações e debates teóricos. No entanto, pesquisadores diferem em relação à sua abordagem teórica que podem se diferenciar em dois grupos distintos: a ênfase na dimensão instrumental, que contempla questões referentes à gestão, e a ênfase na dimensão normativa que são voltadas para questões de natureza ética.

O objetivo principal dessa pesquisa é investigar qual a evolução do debate acerca da visão instrumental e do valor intrínseco do stakeholder na literatura. Propõem-se os seguintes objetivos específicos: descrever as duas abordagens teóricas, seus principais argumentos e críticas encontrados na literatura; avaliar quais temas da literatura de stakeholder estão associados a cada abordagem teórica; e identificar se a literatura apresenta tendência de convergência para alguma das abordagens teóricas

A abordagem valor intrínseco prioriza discussões na dimensão normativa, com argumento de que os stakeholders teriam valor intrínseco (DONALDSON; PRESTON, 1995), utilizando, portanto, uma moral deontológica (FREEMAN, 1999). A abordagem visão instrumental prioriza discussões na dimensão instrumental e baseia-se no argumento de que a empresa deve gerenciar de forma eficiente as relações importantes com seus stakeholders, utilizando, então, uma moral consequencialista (FREEMAN, 1999).

A pesquisa bibliográfica realizada tem caráter qualitativo e descritivo e teve como base de análise uma amostra de artigos selecionada na base de dados ISI – Web of Knowledge (1996-2014). Foram analisados 47 artigos, em duas etapas: inicialmente foi realizada uma análise descritiva que contemplou um levantamento quantitativo dos artigos e posteriormente foi aplicado o método de análise de conteúdo.

Os resultados da pesquisa apontam que não existe consenso entre os pesquisadores a respeito das abordagens teóricas estudadas e nem clareza sobre o debate. Os resultados sugerem que pode haver áreas de interesse distintas associadas a cada abordagem teórica, além da indicação de uma possível tendência acadêmica atual favorecendo a visão instrumental.