RESUMO
Código: 174
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Coordenação Na Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos: Uma Análise no Estado do Mato Grosso do Sul
 

Os resíduos sólidos são considerados como um dos maiores causadores de problemas ambientais. Entre os métodos de tratamento e destinação adequada, pode-se destacar a “logística reversa”, instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e o retorno dos resíduos sólidos ao setor industrial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros meios produtivos, ou para destinação final ambientalmente correta.

Atentando-se neste problema, o objetivo da presente pesquisa foi analisar e descrever a coordenação da logística reversa das embalagens de agrotóxicos utilizadas na produção rural, principalmente devido às legislações específicas quanto a distribuição, armazenamento, transporte, utilização e descarte de tais produtos e principalmente nas práticas adotadas quanto às embalagens vazias.

A pesquisa se pontuou em fundamentar a teoria que permeia as definições de logística e logística reversa, dando assim ênfase nos mecanismos reversos e diferenciando também de canais de pós-venda e pós-consumo. Relata-se também através da bibliografia utilizada a coordenação de canais reversos e destacando assim uma matriz modelo que auxilia o pesquisador na estrutura da análise da cadeia reversa em questão.

Para que o objetivo da pesquisa pudesse ser atingido, utilizou-se como procedimento metodológico pesquisa qualitativa por sua análise através da compreensão dos dados coletados, exploratória e descritiva pela delimitação do objeto de estudo ora analizado, técnica de coleta de dados primários e secundários onde foi realizado entrevistas semiestruturadas com integrantes da cadeia reversa e análise literária para embasamento teórico e discussão.

Pode-se considerar que foi possível atingir o objetivo da pesquisa através das ferramentas como a realização da entrevista semiestruturada com os agentes envolvidos na coordenação do canal logístico reverso de embalagens de agrotóxicos, assim como análise dos resultado obtidos com pareceres e considerações conceituais que reafirmam a relação dos envolvidos com tal sistema.