RESUMO
Código: 199
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação do Processo de Ensino-aprendizagem de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu Modalidade A Distância
 

Na sistemática do processo de ensino-aprendizagem, Coutinho (2009) destaca duas situações fundamentais. Primeiro, o ensino não é só a instrução ofertada pelas instituições voltadas para esse fim, mas também um instrumento da educação. Segundo, a aprendizagem é um processo que pressupõe modificação mais ou menos estável de linhas de conduta, entendendo-se por conduta todas as modificações do ser humano, seja qual for a área que se apresente.

Com o crescimento e a importância da Educação a Distância no Brasil (ABED 2011), torna-se cada vez mais necessário realizar pesquisas que contribuam para a verificação da qualidade e do processo de ensino-aprendizagem em cursos de modalidade à distância. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de avaliar os cursos de pós-graduação EaD em uma universidade federal do sul de Minas Gerais por meio de um instrumento proposto por Phipps e Merisotis (2000), verificando ex-ante sua confiabilidade.

Para oferecer cursos à distância, centros de formação usam os recursos tecnológicos para entregar a informação ao aluno no qual será a base do processo de ensino-aprendizagem. Segundo Prado e Valente (2002) as três abordagens educativas utilizadas em EaD para atender esses alunos são: Broadcast, Sala de Aula Virtual e Estar Junto Virtual, sendo que algumas delas favorecem mais do que outras o processo de construção do conhecimento. Elas podem ser oferecidas e implenetadas de forma separadas.

O artigo apresenta características de um survey, ou seja, de uma pesquisa quantitativa. Conforme Babbie (1999). A pesquisa se constitui, com ajustes e acréscimos específicos, em uma replicação de uma das escalas de um estudo mais amplo desenvolvido pelo Institute for Higher Education Policy (IHEP), comissionado pela BlackBoard, fabricante de sistemas de gestão de curso com base na web e a National Education Association (NEA) preparado por Ronald Phipps e Jamie Marisotis no ano de 2000, nos EUA.

Ao realizar a análise discriminante entre as questões que medem processos de ensino-aprendizagem e o tempo em que os alunos estão matriculados e realizando seus cursos, foi possível identificar com maior clareza que os alunos que estão realizando seus cursos há mais de 18 meses são os que avaliaram os cursos com maior discordância em relação aos demais estudantes. O que motivou a discordância desses alunos mais veteranos deve ser investigado de forma mais específica e focada.