RESUMO
Código: 220
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Produção Científica Nacional Sobre Processo Decisório em Sistemas de Informação
 

À medida que determinada área de conhecimento se desenvolve, surge a necessária tarefa de mensurar, caracterizar e avaliar a ciência por ela produzida, ou seja, avaliar os resultados da atividade intelectual publicizada por seus pesquisadores. Percebe-se que há a necessidade de investigações dessa natureza acerca da temática do processo decisório, no campo da administração da informação.

Em detrimento ao desenvolvimento, no Brasil, da temática processo decisório em SI e a ausência de estudos bibliométricos nas bases de dados nacionais delineou-se como objetivo deste estudo, analisar comparativa e evolucionariamente a produção científica nacional sobre processo decisório em SI nos eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD): EnANPAD e EnADI.

De acordo com estudo realizado por Freitas, Becker e Marcolin (2014), que descreve o panorama da pesquisa acadêmica em SI no Brasil, no período compreendido entre 1994 e 2013, num contexto de 1.105 trabalhos analisados, o termo “decisão” foi identificado como um dos conceitos-chave mais frequentes. Ainda, ao analisar o período compreendido entre 2003 e 2013, diagnosticaram o termo “tomada de decisão”, juntamente com outros seis temas, presente em 80% a 90% dos artigos.

Este estudo é de natureza descritiva, e realizou um levantamento dos artigos publicados nos anais do EnANPAD e EnADI, entre 1999 a 2014, através das palavras-chave “decisão” e “decisório”, contidas no título e/ou resumo do artigo. Investigou-se 124 trabalhos sob a perspectiva de discutir a relação entre estratégia metodológica, período de publicação e coautoria. Relativo às estratégias de pesquisa, classificou-se os trabalhos em quantitativos, qualitativos ou multimétodo.

Percebeu-se no EnANPAD predominância dos estudos quantitativos; no EnADI de qualitativos. Referente às estratégias quantitativas e qualitativas, constatou-se a predominância de aplicação de uma única estratégia por artigo. Nos estudos multimétodo observou-se a utilização conjunta do estudo de caso aliado à estatística descritiva ou a técnicas de pesquisa operacional. Adicionalmente, verificou-se que há tendência da publicação de artigos em coautoria.