RESUMO
Código: 262
Tema: Administração Pública

 

Abrir
Arquivo

 
A Aplicação do Princípio de Transparência Na Priorização das Atividades de Auditoria Interna: O Projeto da Auditoria Baseada em Riscos Na Universidade Federal do Abc – Ufabc
 

Na Administração Pública Federal, um dos eixos de destaque é a expansão da Educação Superior, trazendo ao cenário uma importante questão: a transparência na fiscalização dos recursos públicos. Nesse contexto, as Auditorias Internas dessas Instituições possuem papel fundamental ao integrarem atividades do Sistema Federal de Controle, avaliando os controles diretamente. A transparência na priorização das atividades da Auditoria Interna da Universidade Federal do ABC é a situação-problema estudada.

A ausência de práticas transparentes na priorização das atividades das Auditorias Internas das Instituições Federais de Ensino Superior levou à Auditoria Interna da Universidade Federal do ABC a adotar em seu Planejamento Anual de Atividades a metodologia da Auditoria Baseada em Riscos. O caso estudado agrega valor à Administração Pública no intuito de utilizar transparência no planejamento das atividades de controle dos recursos públicos federais aplicados.

O mecanismo adotado para a solução da situação-problema apresentada foi a implantação da metodologia de Auditoria Baseada em Riscos para mensurar os processos e/ou áreas de maior risco na UFABC, no intuito de priorizar com transparência as atividades da Auditoria Interna em seu Plano Anual de Atividades. Partiu de estudos a respeito da aplicação de gerenciamento de riscos no setor público, tendo como referencial o Banco Central do Brasil e o Tribunal de Contas da União.

A apuração dos resultados obtidos no caso estudado por meio de uma análise SWOT, identificando forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, constatou ganhos à área de auditoria interna, obtendo colaboração e apoio das áreas auditadas; ganhos à Instituição, que passou a contar com transparência na fiscalização de seus recursos e; ganho geral na Administração Pública, que passou a contar com uma referência de aplicação do princípio de transparência na fiscalização dos recursos públicos das IFES.