RESUMO
Código: 28
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Produção Mais Limpa: Gerenciamento Ambiental no Campus Universitário Ministro Reis Velloso (ufpi)
 

É notório que qualquer que a atividade organizacional, seja esta com fins lucrativos ou sem fins lucrativos, deve optar por uma prática voltada ao desenvolvimento sustentável com a definição de adotar atividades capazes de atender as necessidades presentes, garantindo as solicitações das futuras gerações. Desse modo, no tocante ao desenvolvimento sustentável, a prática para as organizações consiste em: minimizar as atividades incorretas de seus processos produtivos de bens e de operacionalidade.

Com a disseminação do conhecimento e fundamentação dos elementos teóricos, o presente estudo com o propósito de analisar a dimensão ambiental como foco no gerenciamento ambiental, tomando como base a Produção Mais Limpa (P+L), com o objetivo de identificar o gerenciamento ambiental na IFES e conhecer quais ações práticas de P+L utilizadas, destacando a ecoeficiência na operacionalidade dos processos e serviços, e tendo ainda, por finalidade constatar a responsabilidade socioambiental da institui

A imagem institucional das Instituições Federais de Ensino Superior voltada para as questões ambientais constitui-se basicamente um estilo ideal de gestão para a resolução dos problemas da coletividade. A universidade como fonte geradora de novos conhecimentos, tem a responsabilidade e o dever de direcionar seus recursos e ações para as questões ambientais, e a partir dessa temática, avaliar o comprometimento da IFES visando identificar quais as melhores práticas para atingir esse objetivo.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, levantando dados, na qual, considerou-se a mais adequada para o a problematização da presente trabalho. Desse modo, o mesmo, trata-se de um estudo de caráter exploratório, em que os resultados são apresentados e analisados de forma descritiva.

A importância da implantação de um sistema de gerenciamento ambiental no Campus Universitário Parnaíba, onde constatou a falta de projetos interdisciplinares, a necessidade de um trabalho integrado de conscientização, isso é possível através da educação ambiental, e a adoção de um programa de gerenciamento ambiental através de um sistema de gestão ambiental eficiente integrando a responsabilidade de todos os níveis hierárquicos para um compromisso institucional