RESUMO
Código: 323
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
As Relações Entre As Empresas de Um Aglomerado Produtivo: O Caso do Setor Moveleiro do Município de Santa Cruz de Minas (mg)
 

Com o aumento da competitividade entre as empresas e as dificuldades enfrentadas pelas mesmas, surge o aglomerado produtivo como uma possibilidade de sobressai sobre a concorrência e adquirir diferencial na elaboração produtos, mão de obra especializada, entre outros benefícios. Desta forma, o município de Santa Cruz de Minas é um aglomerado produtivo do setor moveleiro, possuindo 66 micro e pequenas empresas (MPEs) registras no Ministério do Trabalho e Emprego gerando 179 empregos formais.

Diante da importância das MPEs para o desenvolvimento econômico do aglomerado moveleiro de Santa Cruz de Minas, o objetivo do presente trabalho é verificar as relações existentes entre as empresas do aglomerado produtivo de Santa Cruz de Minas.

A revisão bibliográfica tratou do aglomerado produtivo, no qual foi mencionado os benefícios e características das empresas que estão inseridas. E as relações existentes entre as empresas: competição, cooperação e coopetição.

Uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e no formato de estudo de caso. Foram aplicados 58 questionários nas empresas do aglomerado, o objetivo inicial foi coletar dados das 66 MPEs, mas houve recusas. Para analise de dados utilizou estatística descritiva em uma planilha eletrônica.

Os resultados evidenciaram a falta de mão de obra especializada, uma atuação incipiente dos órgãos pública, necessidade de treinamento e formação de mão de obra. Existe o conhecimento dos benefícios da cooperação, mas não existe a cooperação entre os atores.