RESUMO
Código: 383
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

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Gestão Por Processos: O Estudo de Caso em Uma Organização Pública de Saúde
 

As organizações públicas possuem o compromisso de atender as necessidades da população, que exige cada vez mais a eficiência e eficácia dos serviços oferecidos. Para a efetividade desses serviços, e em especial os serviços de saúde pública, é imprescindível gerir buscando a excelência nos processos de trabalho. A Gestão por Processos, através de seus princípios e metodologias, fornece as ferramentas necessárias para a busca da excelência organizacional.

Considerando a importância de uma implementação efetiva da Gestão por processos e de uma organização pública na área da saúde com processos eficientes e eficazes, surge a problemática: Como a Gestão por Processos pode melhorar as práticas de uma organização pública de saúde? O objetivo principal é apresentar contribuições de melhorias em processos de trabalho em uma organização pública da área da saúde com base na Gestão por Processos.

O referencial teórico está dividido em três itens: O primeiro trata da gestão por processos. O segundo item trata da gestão por processos em organizações públicas, foco deste estudo. Por fim, o terceiro item especifica a organização escolhida para o desenvolvimento do trabalho: Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Os processos de trabalho devem funcionar de forma sistêmica, integrada e voltada para as mesmas finalidades, e a gestão por processos contribui para essa melhoria contínua.

Quanto à metodologia utilizada, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa. Quanto à finalidade, a pesquisa é descritiva, e quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica e estudo de caso. A fase de coleta, tratamento e análise dos dados foi distribuída em três etapas: Planejamento, mapeamento e diagnóstico do processo atual, redesenho do processo e elaboração do plano de ação.

Uma atividade organizacional foi detalhada através de um fluxo (AS-IS) de processo, que foi analisado. Pontos de análise foram identificados e um fluxo TO-BE foi desenhado. O resultado do trabalho foi a proposição de melhorias para os pontos críticos identificados, sendo a implementação de um software e a retirada do um setor do fluxo do processo analisado, eliminando atividades setorizadas e fragmentadas, utilização de ferramentas isoladas do sistema e retrabalhos.