RESUMO
Código: 451
Tema: Comportamento Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Estereótipo do Contador: Qual A Percepção dos Estudantes de Outras Áreas do Conhecimento?
 

O desenvolvimento da contabilidade mantém uma estreita relação com as mudanças ocorridas no âmbito econômico, social e cultural. (PIRES; OTT; DAMACENA, 2009). Dessa forma, o estereótipo do profissional da área é construído neste cenário, ou seja, é fruto das representações sociais, capazes de influenciar a escolha profissional dos indivíduos (MIRANDA et al., 2015).

Qual a opinião de estudantes dos cursos das áreas de Humanas e Exatas/Biológicas de uma instituição de ensino pública de Minas Gerais sobre o estereótipo do profissional de Contabilidade? Assim, o objetivo foi identificar e analisar a opinião dos estudantes das áreas de Humanas e Exatas/Biológicas de uma instituição de ensino pública de Minas Gerais sobre o estereótipo do profissional contábil.

O esteriótipo do contador foi analisado considerando as características: Criatividade, Dedicação aos Estudos, Trabalho em Equipe, Comunicação, Liderança, Propensão ao Risco e Ética. O estudo adotou as variáveis pesquisadas nos trabalhos de Azevedo (2010); Leal et al. (2014) e Miranda et al. (2015), testadas com outros públicos. Estudos realizados nacionalmente já indicam uma alteração referente ao estereótipo do contador, apontando uma percepção positiva deste profissional (AZEVEDO, 2010).

A pesquisa classifica-se como descritiva e a abordagem é quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o fotoquestionário testado e validado por Azevedo (2010). A amostra do estudo foi composta de 281 estudantes, sendo 173 das áreas de Humanas e 108 das áreas de Exatas/Biológicas. Para a análise de dados utilizaram-se os testes estatístico, quais sejam, Teste Binomial e Teste do Qui-quadadro-X².

Os resultados apontaram diferenças significativas para todas as variáveis analisadas. Dessa forma, as hipóteses H1, H2, H3, H4, H5, H6 e H7 foram rejeitadas, tendo em vista que os estudantes das áreas de Humanas e Exatas/Biológicas não apontaram um estereótipo negativo referente às características atribuídas ao contador. Percebe-se que os resultados apontam a imagem positiva para os profissionais de contabilidade, na percepção de estudantes de outras áreas do conhecimento, assumindo novo formato