RESUMO
Código: 454
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

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Sobrecarga do Uso de Tecnologias Móveis: A Visão dos Gestores do Mercado Financeiro
 

A rápida produção e difusão de informação aliada à conectividade constante das tecnologias móveis trazem ao mesmo tempo diferentes possibilidades e desafios para os profissionais. A partir das tecnologias móveis, as tarefas vão se tornando menos rotineiras e mais diversas, além de serem realizadas em paralelo, aumentando a complexidade do cenário dos gestores. Pesquisas sobre essas questões podem auxiliar a compreender melhor como os profissionais percebem e lidam com o intenso uso de tecnologia

Estar sempre conectado permite realizar tarefas em espaços de tempo que antes não eram utilizados; ao mesmo tempo, faz com que os indivíduos estejam sempre disponíveis. Até que ponto é possível a potencialização da realização de tarefas, e até que ponto estas tecnologias acabam se apresentando em excesso para os gestores? Este artigo busca responder como se dá a relação entre os gestores e suas tecnologias móveis, dada a sobrecarga do seu uso.

Os três elementos que compõem o conceito de uso de tecnologia (BURT-JONES; STRAUB, 2006) são tarefas, tecnologia (móvel) e gestores. Neste cenário, o conceito de sobrecarga do uso de tecnologias móveis se desdobra como o dilema do aumento deste uso para além de um nível produtivo, o que provocaria uma queda na curva tecnologia versus produtividade (KARR-WISNIEWSKI; LU, 2010). Três dimensões são portanto abordadas: sobrecarga de recursos, de informação e de comunicação.

A pesquisa foi realizada de forma exploratória, sendo também caracterizada como qualitativa. A unidade de análise deste trabalho são os profissionais de finanças que trabalham com produtos e serviços financeiros de diferentes naturezas. Participaram da pesquisa 11 profissionais. A coleta dos dados ocorreu através da realização de observação direta e de entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os dados foram transcritos, e a análise ocorreu através de navegação lexical e análise de conteúdo.

As dimensões trouxeram diferentes aspectos de reflexão. A dimensão sobrecarga de recursos demonstrou, entre outros, que a quantidade de opções presentes no dispositivo não é totalmente apropriada, seja pelo custo cognitivo, seja por traços de personalidade. A dimensão sobrecarga de informação apresentou o reflexo do alto volume de informação nas tarefas. Na dimensão de sobrecarga de comunicação o aspecto de conexão constante ficou evidenciado, dado o sentimento de urgência que dali decorre.