RESUMO
Código: 534
Tema: Gestão de Pessoas e de Equipes

 

Abrir
Arquivo

 
Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público
 

As organizações são constituídas por ambientes de poder, subordinação e controle. Essas características propiciam o surgimento de adversidades e distúrbios nos relacionamentos entre os indivíduos inseridos nesse contexto. O assédio moral é um dos comportamentos disfuncionais que emergem nesses ambientes e que pode provocar uma sucessão de impasses, doenças e perturbações.

Qual a relação existente entre resiliência e percepção de assédio moral? Para a pesquisa foi feito um recorte no campo empírico, delimitando a pesquisa ao contexto do ensino público de nível fundamental e médio e estabelecendo o seguinte objetivo: Averiguar a relação entre resiliência e percepção de assédio moral, no contexto dos professores de escolas públicas do ensino fundamental e médio.

Para Barlach, Limongi-França e Malvezzi (2008, p.104) “O termo resiliência no contexto do trabalho nas organizações refere-se à existência – ou à construção - de recursos adaptativos, de forma a preservar a relação saudável entre o ser humano e seu trabalho em um ambiente em transformação, permeado por inúmeras formas de rupturas”. Para Leymann (1996) “assédio moral é caracterizado pelo abuso de poder manifestado, sobretudo por meio verbal, gestos, expressão corporal, decisões e atitudes".

A presente pesquisa se caracteriza como um estudo quantitativo, de natureza explicativa. Quanto aos meios, além da necessária pesquisa bibliográfica, procedeu-se a uma pesquisa de campo, do tipo survey, utilizando questionário. A análise dos dados foi feita com o software SPSS, pelos módulos: estatística descritiva, para caracterização da amostra; Análise Fatorial, para identificação de variáveis latentes; Após isso procedeu-se com correlação entre os fatores e uma ANOVA.

Ao analisar as variáveis pertencentes ao construto assédio moral que apresentaram correlações significativas, percebe-se que a maioria está relacionada a processos difamatórios, excludentes e de críticas em ambientes públicos. Tratando-se das variáveis constituintes do construto resiliência, percebe-se que as mais insurgentes estão relacionadas a realização das atividades, tarefas e coisas.