RESUMO
Código: 559
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação do Potencial Empreendedor de Estudantes de Contabilidade
 

A preocupação com a forma pela qual o empreendedorismo deve ser estimulado, sobretudo entre os jovens, vem sendo foco de estudos na área contábil, tais como os de M. Athayde (2010) e Braga (2013). Empreender envolve habilidades inerentes ao ser humano como independência, liderança, realização, capacidade de assumir riscos, criatividade, entre outras. E a sinergia destas habilidades entre os profissionais contribui para a exploração do papel do empreendedorismo no crescimento econômico nacional.

O objetivo da pesquisa foi avaliar e mensurar o potencial empreendedor dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base na aplicação de um questionário elaborado e validado por R. Athayde (2009).

Esta pesquisa baseou-se principalmente no estudo de Athayde (2009), sobre o impacto, nas atitudes dos jovens, da participação em programas estudantis (que trabalham traços relacionados ao empreendedorismo), no que diz respeito a iniciar um negócio.

O questionário desta pesquisa possui 21 itens e 5 níveis de avaliação e foi aplicado para 282 alunos do Curso de Ciências Contábeis da UFMG, representando 70% da totalidade de alunos do referido Curso. Na análise da validade do instrumento de pesquisa e dos resultados, foi utilizada a análise fatorial e testes não paramétricos.

Os resultados mostraram que as dimensões autoconfiança, realização e liderança precisam ser estimuladas e desenvolvidas nos alunos de Ciências Contábeis da UFMG. Ademais, observou-se que os estudantes brancos possuem maior potencial empreendedor assim como os estudantes que participaram de algum programa disponibilizado pela Universidade, como projetos de iniciação científica e Empresa Júnior, e desenvolveram com maior intensidade suas habilidades empreendedoras.