RESUMO
Código: 571
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
A Adoção de Políticas de Byod Ou Cope: Uma Análise Empírica Com Docentes do Ifrn
 

Os recursos de Tecnologia da Informação evoluíram gradativamente. A disseminação de dispositivos móveis no âmbito empresarial tem surpreendido a grande maioria dos administradores, abrindo espaço para a aproximação de ambientes pessoais e profissionais. Tal fenômeno pode ser denominado como Consumerização de TI que se refere à constante utilização de equipamentos portáteis dentro das empresas, ou seja, a tendência de uso de novos produtos tecnológicos próprios em ambientes corporativos.

Qual o efeito da distribuição de Tablets Institucionais para os professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte? O presente estudo tem como objetivo compreender qual a percepção do corpo docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte sobre a utilização dos tablets distribuídos pela instituição, suas decorrências no processo de ensino/aprendizagem, além de investigar a tendência dos referidos professores em adotar determinada política de uso de equipamentos de TI.

Consumerização de tecnologia da informação (TI) nas empresas refere-se a recursos de TI de propriedade privada, como dispositivos ou softwares que também são utilizados para fins profissionais (HARRIS, IVES & JUNGLAS, 2011), fato que tem impulsionado a aceitação do modelo BYOD, Bring Your Own Device – “Traga seu próprio dispositivo” (SILVA, 2014). Já no modelo COPE (Corporate-Owned, Personally-Enabled), o colaborador usufrui do equipamento de propriedade da empresa para fins profissionais.

A metodologia utilizada foi baseada em estatísticas descritivas. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado, sendo aplicados em janeiro de 2015. A amostra foi composta por 48 docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte que responderam ao instrumento de pesquisa por meio de uma entrevista pessoal feita na própria instituição.

Os resultados apontam que a grande maioria dos professores envolvidos na pesquisa possuem visões favoráveis quanto à adoção de dispositivos eletrônicos móveis próprios nas atividades do instituto, em detrimento da utilização do Institucional, além disso, aspectos como a difusão da posse de equipamentos pessoais, satisfação dos funcionários, produtividade, custo/benefício e potencialidade de tais componentes influenciaram na escolha de determinada política de uso de equipamentos de TI.