RESUMO
Código: 60
Tema: Gestão Ambiental

 

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Educação Ambiental em Escolas Públicas: Um Estudo Sobre A Aplicação do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (pavs) no Município de São Paulo
 

A pesquisa em Educação Ambiental visa a produção de conhecimentos para a consolidação e fortalecimento de programas, projetos e ações em prol do meio ambiente e da sociedade. A inserção de políticas públicas no contexto educacional visa uma melhor compreensão referente à utilização dos recursos naturais e sua conservação sob aspectos de conscientização ambiental e alimentação saudável.

O presente artigo apresenta pesquisa que objetivou: conhecer os principais aspectos envolvidos na aplicação do Programa Ambientes Verdes e Sustentáveis (PAVS) em uma escola da rede estadual no município de São Paulo; descrevera aplicação do programa na escola de educação básica, identificando a percepção dos envolvidos no processo; e apresentar os resultados práticos como alternativa metodológica de inserção da Educação Ambiental no contexto escolar.

A revisão da literatura buscou caracterizar os conceitos de sustentabilidade, políticas públicas, educação ambiental e a apresentação do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) contextualizando sua aplicabilidade enquanto programa desenvolvido por agentes de saúde pública, mediante a participação efetiva de atores educacionais estaduais.

A pesquisa realizada pode ser classificada como exploratória e descritiva, para tanto foi adotado o método do estudo de caso, o qual propiciou detalhada observação e coleta de dados de várias fontes de evidência em uma escola da rede pública estadual.

As percepções e resultados podem ser evidenciados da seguinte maneira, i) criação de uma área verde (ecológica), ii) conscientização por parte dos alunos, iii) espontaneidade na participação do cultivo, conservação e limpeza das hortas, ), iv) envolvimento dos stakeholders (professores, agentes de saúde, direção da escola, alunos, familiares e comunidade local) e v) percepção de uma mudança nos hábitos alimentares dos alunos.