RESUMO
Código: 614
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

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Influência da Aprendizagem Organizacional Na Inovação de Produtos: Estudo em Empresas de Base Tecnológica do Vale da Eletrônica (mg)
 

As modificações no cenário socioeconômico nas últimas décadas envolvem grandes preocupações nas organizações, que estão cada vez mais cercadas de desafios, principalmente a constante competitividade imposta pela concorrência e exigência dos consumidores. Nas empresas surge a necessidade de buscar a diferenciação. Se é difícil obter uma vantagem competitiva atualmente, pode ser ainda mais árduo sustentá-la. É necessário antecipar-se à concorrência e manter-se à frente com produtos inovadores.

Esse trabalho tem por objetivo verificar a influência da aprendizagem organizacional na inovação em produtos, bem como identificar as formas, fontes, níveis, dimensões e processos de aprendizagem organizacional ocorridos na inovação de produtos em empresas do “Vale da Eletrônica” na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

Argyris e Schön (1996) propõem uma teoria em que “a aprendizagem organizacional ocorre através de atores individuais cujas ações são baseadas em um conjunto de modelos compartilhados”. Kim (1993), sobre aprendizagem operacional e conceitual: a aprendizagem organizacional é definida como um aumento da capacidade organizacional, para ações eficazes e efetivas.

O estudo é de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevista baseada em roteiro semiestruturado. Para Triviños (1987), a entrevista semiestruturada tem como característica questionamentos básicos que são apoiados em teorias que se relacionam ao tema da pesquisa. O autor também defende que a entrevista semiestruturada favorece não só a descrição dos fenômenos sociais, mas também sua explicação e a compreensão de sua totalidade.

A pesquisa para a obtenção de conhecimentos acerca das tecnologias foi um recurso bastante utilizado. Ela se relacionou com todos os estágios do processo, provocando redesenhos, ajustes, complementos, interações, e porque não dizer “motivações”, demonstrando ser um coadjuvante substancial da inovação. O estudo pôde indicar que o processo de inovação apresentou uma característica cíclica com diversos procedimentos de reanálise.