RESUMO
Código: 642
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

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Aprendizagem Organizacional, Inovação e Desempenho: Estudo em Pequenas e Médias Empresas (pmes)
 

A aprendizagem organizacional é definida como a forma que as organizações aprendem, sendo essencial para empresas que operam em ambientes turbulentos, em que o conhecimento faz-se um recurso fundamental. Organizações que enfatizam a aprendizagem nesse tipo de ambiente conseguem otimizar a experiência competitiva. Entende-se uma relação entre positiva entre inovação e aprendizagem organizacional, esta última disposta como um antecedente da inovação.

A relação entre aprendizagem organizacional, inovação e desempenho dos negócios têm sido frequentemente estudadas, há pouca evidência empírica para apoiar essa perspectiva em pequenas e médias empresas. Parte das pesquisas são estudos de caso, com métodos não quantitativos e em grandes empresas. O estudo busca preencher a lacuna, analisando a influência da aprendizagem organizacional no desempenho inovador e no desempenho dos negócios de pequenas e médias empresas têxtis do Vale do Itajaí – SC.

A aprendizagem organizacional corresponde aos recursos da organização, como habilidades que operam como forma da promoção de vantagem competitiva, dividida nos facilitadores: experimentação; propensão ao risco; interação com o ambiente externo; diálogo e tomada de decisão participativa. O desempenho inovador possui duas dimensões: eficácia e eficiência. Em empresas menores os efeitos da aprendizagem organizacional sobre a inovação e o desempenho foram mais significativos que em empresas maiores.

A pesquisa foi conduzida sob a abordagem quantitativa, descritiva e causal, survey e de corte transversal. A amostra foi composta por 89 empresas da indústria têxtil, localizadas no Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina. Os dados foram analisados pelas técnicas Análise Fatorial Confirmatória para testar a confiabilidade e validade dos constructos e, de Modelagem de Equações Estruturais para a construção do modelo estrutural final, por meio do software SmartPLS.

Verificou-se no modelo estrutural que o Diálogo foi a dimensão mais representativa na aprendizagem organizacional. Quanto o desempenho inovador, a dimensão Eficácia obteve maior coeficiente padronizado. As três hipóteses foram suportadas, evidenciando a influência positiva da aprendizagem organizacional na inovação; o desempenho inovador no desempenho organizacional e, a aprendizagem organizacional no desempenho organizacional.