RESUMO
Código: 676
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
A Relação Entre Estrutura de Redes e Desempenho em Inovação: Um Estudo no Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação
 

O processo de globalização econômica esta se fortalecendo anualmente, e se faz necessário inovações nas organizações, a fim de se manter a competividade. Uma das alternativas apresentadas para as pequenas e médias empresas competirem neste cenário são os Arranjos Produtivos Locais (APL). A formação de parcerias em redes entre a iniciativa privada, o governo e a sociedade civil tem despertado o interesse da comunidade científica da área de estratégia.

O presente estudo parte da identificação do desempenho em inovação e enquadramento em uma teoria observada a priori, relacionando as abordagens da influência das estruturas de redes para criação da mesma. Neste sentido, qual a relação entre a estrutura de redes e o desempenho em inovação das empresas de TIC? O objetivo foi identificar a relação entre a estrutura de redes, mensurado por indicadores de rede e o desempenho em inovação das organizações de TIC, participantes do APL IGUASSU IT.

Os recursos que determinam a vantagem competitiva da organização podem ser criados ou adquiridos dos relacionamentos interorganizacionais estabelecidos por meio das alianças estratégicas e parcerias (DYER; SINGH, 1998). Para a constituição de redes organizacionais para Van Aken; Weggeman (2000), toda e qualquer organização está envolvida em alguma forma de rede. Para Bessant, Pavitt e Tidd (2008), inovação é movida pela habilidade de detectar oportunidades e tirar proveito das mesmas.

Exploratória e descritiva com pesquisa bibliográfica, documental, de campo e levantamento. A coleta de dados foi desenvolvida com questionários, entrevistas semiestruturadas, documentos e relatórios e participação em reuniões. A análise dos dados qualitativo e quantitativo foi desenvolvida com análise de conteúdo utilizando ATLAS TI 6.0, centralidade de grau, proximidade e intermediação com UCINET e análise descritiva entre indicadores de rede e inovação com conceito de embeddedness associado.

As motivações das organizações da rede APL pesquisada são amizade, negócios, cooperação e troca de experiência. Ao analisar o relacionamento dos atores por motivação, o resultado apresentou a Troca de Experiência com maior quantidade, enquanto que a Amizade, Negócios e Cooperação segue com a menor quantidade. O índice de evidência de inovação classificou 20 organizações divididas em 4 quartis. Para investigar embeddedness associado, comparou-se os indicadores de rede com inovação do 1º quartil.