RESUMO
Código: 694
Tema: Abordagem Institucional nos Estudos Organizacionais

 

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Inserção do Bordado no Segmento Moda-vestuário no Ceará: Uma Análise Institucional no Campo da Economia Criativa
 

A ascensão da criatividade na economia foi fundamental para a eclosão de um novo campo de estudo, conhecido como economia criativa. Inserida no escopo dessa nova economia, a moda parece ganhar uma nova concepção na criação dos produtos. Na busca por um diferencial competitivo, a inserção do bordado na moda representa o encontro de duas linguagens de produção diferenciadas que torna possível à moda revestir-se de valores simbólicos enquanto viabiliza-se um novo caminho para o bordado.

A pergunta que orienta esta pesquisa é: como o ambiente institucional fomenta a economia criativa por meio da incorporação do bordado ao segmento de moda-vestuário no estado do Ceará? Considerando tal questionamento, o presente trabalho objetiva analisar a influência do ambiente institucional no fortalecimento da economia criativa por meio da incorporação do bordado ao segmento de moda-vestuário.

Os sistemas de negócios são modos distintos de estruturação da atividade econômica, com diferentes tipos de atores que seguem prioridades e lógicas muitas vezes conflitantes. Os domínios institucionais são compostos pelo Estado, o sistema financeiro, o mercado de trabalho e o mercado produtivo (WHITLEY, 1999). O conceito de capacidade institucional baseia-se no entendimento de que para tratar as questões de interesse comum deve haver uma rede atores que confiam entre si (SPEKKINK, 2013).

A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e de campo. Utilizou-se a técnica de entrevistas semiestruturadas com 22 representantes de 14 diferentes instituições. Foram utilizados também dados secundários. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo.

Os resultados foram analisados em duas concepções. Primeiro, uma visão geral dos atores sobre os critérios de importância do bordado revelaram um posicionamento positivo para a atividade, desde que alguns entraves sejam superados. Os resultados também apontaram uma visão geral do nível de atuação das estruturas institucionais em relação à economia criativa, ao bordado e à moda, revelando uma atuação incipiente dos atores, sobretudo, daqueles que compõem o sistema político e o financeiro.