RESUMO
Código: 714
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

Abrir
Arquivo

 
Oportunidades Efetivas de Investimento Social Privado Nos Municípios Cearenses
 

nte a constatação de que o crescimento acelerado da economia não induziu necessariamente a uma maior eqüidade e justiça social, passou-se a buscar instrumentos alternativos para o alcance de uma sociedade justa, harmônica e equilibrada (RATTNER, 1977). Nesse sentido, as empresas têm adotado práticas que vão ao encontro dos interesses da sociedade, gerando riquezas e realizando ações estratégicas de responsabilidade social, buscando vantagem competitiva.

Quais os fatores que podem gerar oportunidades efetivas para o investimento social corporativo no Estado do Ceará? O objetivo geral é identificar as bases para construir um modelo de análise que contemple um conjunto de variáveis, utilizando dados dos municípios do Estado do Ceará obtidos a partir dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos anos de 1991, 2000 e 2010.

O termo investimento social privado (ISP), surgiu na segunda metade da década de 90, criado para designar um novo tipo de filantropia desenvolvida por empresas e cidadãos, evidenciando que essa década do século XX foi fértil para a criação e a ressignificação de conceitos ligados à área social (NOGUEIRA; SCHOMMER, 2009).Desse modo, autores como Nogueira e Schommer (2009), Schommer (2000) e Zingano (2014), caracterizam o ISP como uma dimensão de RSE, que envolve diversos públicos em suas ações.

A análise quantitativa abrange a estatística descritiva das variáveis, com as medidas centrais, a variabilidade, bem como os valores mínimos e máximos (MORETTI; CAMPANARIO, 2009). A média aritmética e o desvio-padrão de cada variável foram apurados em cada ano, abrangendo os 184 municípios do Estado do Ceará. O coeficiente de correlação de Pearson (r) consiste na associação de duas variáveis pelo compartilhamento de variância.

O comportamento dos indicadores sociais aponta para a melhoria nas condições de renda, longevidade e educação, além da redução da dispersão entre os municípios cearenses. Embora a correlação de Pearson (r) entre duas variáveis não apresente uma relação de causalidade, descartando os casos de relação direta por tema e dos componentes de indicadores compostos é possível identificar tendências diretas ou inversas, considerando a natureza do indicador.