RESUMO
Código: 732
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Os Efeitos da Competitividade em Modelos de Clusters Comerciais: Pesquisa Exploratória Acerca do Cluster de Essências Localizado no Bairro da Sé – São Paulo
 

Os estudos relacionados à teoria dos clusters surgem sob forma incipiente nas contribuições teóricas de Marshall (1982), posicionamento geográfico das empresas. Porter (1989; 1998) contribui com novas abordagens teóricas enfatizando a obtenção de vantagens competitivas para empresas em formato de cluster. Zaccarelli et al (2008) destaca a importância da denominação clusters comerciais, contribuindo assim, com o surgimento de diversos estudos relacionados a importância de aglomerações comerciais.

O presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial.

A revisão teórica elencada aborda os conceitos de clusters e clusters comerciais, com ênfase para a evolução do conceito ao longo dos anos, assim como, dispõem de quadros e figuras para visualização e interpretação das informações descritas sob a ótica da pesquisa.

A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo.

Os principais resultados encontrados na pesquisa foram os seguintes: i) concentração geográfica; ii) abrangência de novos negócios viáveis e relevantes ao cluster; iii) especialização das empresas iv) equilíbrio com ausência de posições privilegiadas e v) cultura da comunidade adaptada ao cluster. Baixo volume de complementaridade por utilização de subprodutos e ausência de cooperação entre os atores do cluster. Também ficou evidenciada a inexistência de um agente supra-empresa (governança).