RESUMO
Código: 772
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

Abrir
Arquivo

 
A Utilização do Shadow e do Silent Reports Como Instrumentos de Evidenciação das Informações Socioambientais: O Caso da Usina Hidroelétrica de Belo Monte
 

Os relatórios sombra e silencioso configuram técnicas que a contabilidade utiliza para identificar diferenças entre o desempenho socioambiental observado pelos usuários interessados nas atividades da empresa (shadow report) e o desempenho que as empresas alegam terem alcançado por meio de suas demonstrações e relatórios divulgados publicamente (silent report). A sua construção, de acordo com Moreira (2012), é uma importante ferramenta para a melhoria da divulgação de informações socioambientais.

Tendo a Contabilidade como uma importante ferramenta na diminuição da assimetria informacional da evidenciação socioambiental e a proposta da construção da hidroelétrica de Belo Monte sendo cercada por controvérsias no que cerne a grandiosidade do projeto e seus prováveis impactos ambientais e sociais, o presente trabalho tem como objetivo analisar as informações socioambientais divulgadas pela empresa Norte Energia S/A, a partir da construção de uma proposta adaptada do shadow e silent reports.

Percebendo que a responsabilidade social é um acordo entre a empresa e seus stakeholders, o relatório silencioso e o relatório sombra surgem a fim de fornecer informações aos usuários, tanto do ponto de vista da empresa (silencioso), quanto do ponto de vista dos stakeholders (sombra). Os relatórios sombra e silencioso têm como objetivo identificar as diferenças no que tange o desempenho socioambiental percebido por terceiros e o desempenho socioambiental que as empresas divulgam (DEY, 2003).

Se construiu uma proposta de relatório sombra e silencioso a partir de informações socioambientais da empresa Norte Energia S/A. Utilizou-se informações de caráter socioambiental conforme definição do Pacto Global da ONU (Moreira, 2012). Se selecionou as seguintes informações socioambientais: o tratamento das contingências socioambientais; mitigação dos impactos ambientais – o impacto na ictiofauna (peixes) da Volta Grande do Xingu; crescimento populacional no município de Altamira.

Constatou-se que houve um tratamento dentro da realidade por parte da Norte Energia S.A. quanto ao tratamento das contingências socioambientais, e que as normas brasileiras de contabilidade foram obedecidas. Há um caráter experimental a respeito dos projetos de mitigação dos impactos ambientais ocasionados na ictiofauna da região. Identificou-se também uma divergência significativa entre o relatório sombra e o relatório silencioso em relação ao crescimento populacional do município de Altamira.