RESUMO
Código: 792
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

 
Cidades Globais no Contexto dos Negócios Internacionais: do Esquecimento à Tendência Na Produção Acadêmica
 

O artigo investiga a literatura de negócios internacionais a partir da incorporação do termo cidades globais como referencial na construção de novos aportes teóricos. A maior parte das pesquisas concentram-se na geografia econômica e nos estudos urbanos, que de maneira indireta, tem analisado o impacto econômico global das empresas multinacionais sob a perspectiva das cidades globais. Embora ainda incipientes, há caminhos promissores no desenvolvimento de pesquisas em negócios internacionais.

De que forma o conceito de cidades globais tem sido utilizado nos estudos de negócios internacionais (IB)? Objetivo geral: compreender a evolução da pesquisa em cidades globais na literatura de IB nos últimos 40 anos. Objetivos específicos: identificar os principais conceitos de cidades globais e sua compreensão em negócios internacionais; levantar a contribuição das diferentes áreas do conhecimento sobre o tema; mapear os estudos de maior relevância e identificar as tendências de pesquisa.

Cidades globais possuem múltiplos sentidos, conforme autores como Geddes e Hall. Friedman reinterpretou o seu papel econômico na globalização. Sassen caracterizou-as como centros de influência estratégicos em função de seu poder de comando econômico, posição geográfica privilegiada, influência nacional e internacional, abrigando sedes de grandes corporações. Autores como Nachum, Goerzen, Asmussen, Nielsen e Belderbos têm relacionado cidades globais a aspectos-chave das teorias de multinacionais.

Foi utilizado o levantamento bibliométrico. Quantificou-se as publicações com a expressão global cities no período de 1972 a 2015 na base de dados do Google Acadêmico, através do software “Harzing´s Publish or Perish”. Para os filtros de interesse, foram combinados os termos global cities com international business e global cities com multinational enterprise. Selecionou-se os artigos publicados em revistas científicas de gestão e negócios internacionais para fundamentar a revisão bibliográfica.

Os artigos concentram-se em estudos urbanos, economia regional, planejamento, geografia e geografia econômica. Dentre as principais abordagens de cidades globais na literatura de negócios internacionais, destaca-se a teoria das vantagens de localização combinada com as vantagens específicas da firma, com o modo de entrada, com a liability of foreigness, com os investimentos de P&D, com as redes de conectividade entre cidades e a perspectiva institucional.