RESUMO
Código: 821
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

Abrir
Arquivo

 
As Influências da Ciência Econômica no Surgimento do Marketing no Período Compreendido Entre 1760 e 1930
 

No processo de evolução dos conceitos da ciência econômica, o tema distribuição foi rejeitado pelos economistas. Assim, o tema distribuição foi apropriado pelo marketing. A busca pela compreensão desse evento motivou o autor do presente artigo a propor um levantamento histórico, no período compreendido entre 1760 e 1930, com o objetivo de verificar se a ciência econômica oferece elementos que a ratifique como berço do campo de conhecimento atualmente denominado de marketing.

Considerando a história da ciência econômica no período compreendido entre 1760 e 1930 é possível identificar elementos que permitam caracterizá-la como berço do campo de conhecimento denominado marketing? A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar na história da ciência econômica, no período compreendido entre 1760 e 1930, a oferta de elementos que a ratifique como berço do campo de conhecimento denominado marketing.

Considerou a Revolução Industrial e suas implicações para a sociedade. Abordou os estudos dos autores considerados como os Clássicos da Economia ligando os acontecimentos mundiais e seus efeitos nos autores da ciência econômica, e pontua a atuação da Escola Histórica Alemã, que foi de relevância para o marketing. Abordou os primeiros economistas dos Estados Unidos, como país fundamental para as origens e evolução do marketing. Este arcabouço permitiu conduzir a metodologia para este artigo.

• Pesquisa bibliográfica: como técnica de coleta de dados, com a finalidade de identificar, obter e consultar a bibliografia e outros materiais que sejam úteis para os objetivos do estudo. Utilizou-se artigos, livros, teses e dissertações de onde foram extraídas e recompiladas as informações necessárias a respeito do problema proposto. • Análise e síntese: especificamente a análise e síntese racionais, as quais não operam mais sobre seres e fatos, mas sobre idéias e verdades mais ou menos gerais

Foi realizada a análise e a síntese a partir do conteúdo obtido da pesquisa bibliográfica, a qual foi criteriosamente selecionada, abordando trabalhos de autores da ciência econômica e do marketing. E, por meio da análise e síntese o autor da presente pesquisa pontuou os fatos que permitiram apontar para a ciência econômica como o berço do marketing.