RESUMO
Código: 832
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Análise das Disciplinas de Formação Pedagógica Oferecidas Pelos Mestrados Acadêmicos de Minas Gerais em Administração
 

De acordo com Festinalli (2005), uma das possíveis causas dos problemas da qualidade na formação docente relaciona-se ao fato de que a pós-graduação stricto sensu acabou privilegiando a formação de profissionais que atuam no setor produtivo, em detrimento da academia. Outro ponto é que estes programas focam na formação de pesquisadores, deixando formação pedagógica em segundo plano.

O estudo foi conduzido pelas seguintes questões: Quais disciplinas, quais conteúdos didático/pedagógicos e quais dimensões da formação pedagógica predominam nos programas de mestrados stricto sensu em Administração em Minas Gerais? Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi compreender as dimensões da formação dos docentes em Administração pelos programas de mestrados stricto sensu, no Estado de Minas Gerais.

Oliveira et al. (2009) alegam ainda que a vivência docente contribui bastante para que os futuros professores possam refletir sobre o que de fato é ser um profissional do ensino superior. Para Gradvohl, Lopes e Costa (2009), a didática foi considerada uma das competências mais desejadas para a formação do docente para o magistério superior em Administração, o que evidencia a valorização da qualidade de saber ensinar, o uso de práticas de transmissão de conhecimento consistentes e variadas.

Foi usada a pesquisa documental (VERGARA, 1997), pois foram analisados os dados coletados no site da Capes (2012), no caderno de indicadores de avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Administração, ano base de 2012, onde foram considerados os sete programas de mestrado stricto sensu em Administração de Minas Gerais. A análise dos dados coletados foi por meio da análise de conteúdo, logo, este trabalho se classifica como descritivo e explicativo (OLIVEIRA NETTO, 2006).

As instituições analisadas foram: UFMG, UFLA, PUC/MG, FUMEC, UFV, UFU, FNH. Percebeu-se a existência da obrigatoriedade de disciplinas e conteúdos didático-pedagógicos em alguns programas de mestrado em Minas Gerais, contudo, entre os sete programas de Mestrado, em quatro deles existe a obrigatoriedade de se cursar disciplinas didático-pedagógicas, ainda assim, com pequena carga horária, já os estágios docência são obrigatórios apenas em três instituições.