RESUMO
Código: 844
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Seria A Correlação Fraca Entre Titulação Docente e Desempenho dos Estudantes no Enade Peculiaridade do Curso de Administração?
 

O fato de ter diversos cursos de graduação em atividade com objetivos e contextos diferenciados, supõe demandas específicas para um processo eficaz de ensino-aprendizagem, enfatizando a formação acadêmica ou a prática profissional. E o fato dos cursos de formação stricto sensu terem enfoque na pesquisa científica levam a questionamentos quanto a utilização da titulação de mestre e/ou doutor como um dos indicadores de qualidade, além de dificultar o recrutamento de novos docentes.

É objetivo deste artigo verificar se a correlação fraca no curso de graduação em Administração, identificada por Nicolini et al. (2014), entre o desempenho dos estudantes concluintes no Enade e a proporção de docentes com titulação de mestre e/ou doutor representa uma peculiaridade deste curso. Busca-se refletir acerca da utilização do aspecto titulação como um importante indicador de qualidade e seu impacto nas políticas de recursos humanos das organizações da área.

Na prática, existe uma lacuna nos currículos dos cursos de pós-graduação stricto sensu, onde a didática, competência para docentes de qualquer área do conhecimento, aparentemente passa a um segundo plano nas prioridades do que deve ser incluído na carga horária obrigatória dos cursos (Nicolini et al., 2014, p. 3). “Não é suficiente ter uma formação de alto nível e excelentes recursos individuais para ser um profissional reflexivo, em particular como professor” (Perrenoud, 2002, p. 170).

De caráter descritivo, o presente estudo contou com pesquisa bibliográfica: nas publicações na área, nos regulamentos deste campo no país, e nos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), especialmente com relação ao desempenho dos estudantes (Enade) e a proporção de docentes com titulação de mestre e doutor, variáveis foco da pesquisa.

Dos 18.916 casos analisados, considerando um nível de confiança de 95%, não foram encontradas correlação entre a proporção de docentes com titulações de mestre ou doutor, e o desempenho dos estudantes concluintes no Enade em 30 áreas. Os resultados constam em três grandes grupos: os que apresentaram correlação em ambos os testes, os que não apresentaram correlação em ambos os testes e os que apresentaram correlação em apenas um teste.