RESUMO
Código: 904
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Eficiência de Instituições de Ensino Superior: Uma Revisão Bibliográfica Sistemática
 

O acelerado desenvolvimento científico leva as instituições de ensino superior a enfrentarem desafios cada vez maiores quando a pressão por elevados níveis de qualidade em ensino e pesquisa se depara com a constante escassez de recursos. Considerando ainda a expressiva ampliação da educação superior, a concorrência entre as instituições de ensino impulsionam-nas na busca por mecanismos que auxiliem em suas decisões estratégicas.

Torna-se importante o estudo dos mecanismos de gestão de instituições de ensino superior, tendo em vista que tais práticas podem contribuir no processo de tomada de decisão dessas organizações, direcionando-as a uma gestão eficiente de seus recursos. Assim, o presente estudo busca identificar como a temática relativa à eficiência das instituições de ensino superior tem sido abordada pelos acadêmicos interessados na gestão dessas organizações, elaborando um panorama dessas discussões.

Os critérios de avaliação institucional podem ser classificados em dois grandes grupos: i) os relacionados ao desempenho organizacional, que medem aspectos instrumentais das instituições, mediante análise de “qualidades formais”, e ii) aqueles que tratam da qualidade institucional, que analisam critérios substantivos do desempenho, em que a avaliação ocorre a partir do ponto de vista da utilidade e relevância, conceitos ligados às visões “políticas” de valor.

Realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática, identificando os artigos que abordaram a avaliação da eficiência de instituições de ensino superior, publicados até o ano de 2014. A filtragem de artigos para a análise ocorreu a partir da busca pelos termos “efficiency” e “higher education” em diversas bases de dados contemplados pelo banco Periódicos CAPES. Buscou-se categorizar os artigos e apurar suas principais características por meio da análise descritiva e análise de frequência.

A produção científica sobre eficiência de instituições de ensino superior abrange artigos conceituais, em que os autores buscaram discutir a definição de termos e abordagens para analisar o desempenho dessas instituições, e trabalhos aplicados que contemplaram estudos empíricos avaliando diferentes unidades de ensino utilizando três abordagens para a análise de eficiência: i) uso de indicadores de desempenho, ii) utilização de métodos paramétricos e iii) emprego de abordagens não paramétricas.