RESUMO
Código: 5
Tema: Estratégia Competitiva

 

Abrir
Arquivo

 
Reflexos das Capacidades Mercadológicas no Desempenho: Hotelaria Executiva
 

Dutta, Narasimhan e Rajiv (1999) e Morgan et al. (2003), afirmam que a capacidade mercadológica exibe desempenho superior, consegue identificar as necessidades do cliente e entender o comportamento. Capacidades mercadológicas é capacidade de conceber estratégias que alinhem adequadamente aos recursos disponíveis em atingir os objetivos estratégicos. Empresas têm diferentes orientações estratégicas e enfrentam grande variedade de condições. (SLATER; OLSON; HULT, 2006; SILVEIRA-MARTINS, 2012)

Problema consiste em entender os antecedentes do desempenho e busca da vantagem competitiva. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre as capacidades mercadológicas e o desempenho dos hotéis executivos em Santa Catarina. Para isto se faz necessário, identificar as variáveis relacionadas as capacidades mercadológicas, observar as variáveis relacionadas ao desempenho na hotelaria executiva e especificar as características do setor da hotelaria executiva.

A partir da revisão teórica, a presente pesquisa, entende-se por capacidade mercadológica, como sendo a competência interna superior, que identifica as necessidades do cliente e o comportamento do seu consumidor, além dos fatores que influenciam a sua escolha por produtos e serviços, apresentando como consequência um desempenho superior. Capacidades Mercadológicas; Origem das Capacidades Mercadológicas; Função das Capacidade Mercadológica.

A metodologia empregada na pesquisa foi composta pela abordagem, quantitativo-descritivo, que é o caso da pesquisa descritiva, havendo teste de hipótese, o tipo e estratégia utilizado foi utilizado a survey, o universo e amostra foram os hotéis executivos de Santa Catarina. Após as técnicas estatísticas descritivas de análise do material empírico que foram utilizadas e pela análise multivariada de dados.

Análise descritiva e teste unidimensional: construto Capacidade Mercadológica e Desempenho Análise Fatorial Exploratória - Construto Capacidades Mercadológicas Análise Fatorial Exploratória - Construto Desempenho Análise Fatorial Confirmatória - AFC Construto Capacidades Mercadológicas AFC - Construto Desempenho Modelagem de Equações Estruturais Os índices de ajustes (qui-quadrado; qui-quadrado/graus de liberdades; RMSEA; CFI, NFI e TLI) atingiram os níveis recomendados pela literatura.