RESUMO
Código: 6
Área Temática: Administração Geral

 

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Planejamento Estratégico de Marketing no Âmbito do Desenvolvimento Organizacional
 
O presente artigo é uma exposição exploratória e crítica da relação entre planejamento estratégico de marketing e desenvolvimento organizacional. O tema é tratado sob uma perspectiva de um sistema hierárquico de decisões comandado por ações estratégicas que buscam por meio de mudanças fazer com que objetivos sejam alcançados. Uma contribuição recorrente é a análise de algumas questões relacionadas com benefícios, vantagens e restrições que normalmente cercam o processo de planejamento e de desenvolvimento organizacional. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante uma análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao assunto. O trabalho conclui com a afirmação de que o planejamento estratégico alinhado ao planejamento estratégico de marketing desempenha um papel indispensável como instrumento facilitador, integrador e “potencializador” do desenvolvimento organizacional das empresas, em cenários competitivos caracterizados por crescente complexidade, volatilidade e incerteza.